quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Polícia Civil desarticula esquema milionário de tráfico de anabolizantes em Maringá!

Seis pessoas foram presas; esconderijo com medicamentos ilegais foi encontrado atrás de fundo falso em guarda-roupa


A Polícia Civil do Paraná (PC-PR) desarticulou nesta quinta-feira (23) um esquema de tráfico e distribuição de anabolizantes e medicamentos irregulares em Maringá, no Norte do Estado. A operação resultou na prisão de seis pessoas — três homens e três mulheres —, incluindo os chefes do grupo.

Durante as buscas, os agentes localizaram um esconderijo atrás de um fundo falso de guarda-roupa na casa do principal suspeito, apontado como líder do esquema. No local, foram encontrados centenas de anabolizantes, remédios ilegais, câmeras de segurança e uma antena de monitoramento.

Entre os detidos está um personal trainer suspeito de comprar anabolizantes no Paraguai e distribuí-los em academias da região, além de enviar os produtos pelos Correios para diversas partes do país.

Ao todo, a polícia apreendeu cerca de R$ 7 milhões em produtos ilegais, incluindo remédios abortivos e canetas emagrecedoras, além de R$ 43 mil em dinheiro, US$ 13 mil, joias, uma arma de fogo e munições.

As investigações começaram após funcionários dos Correios identificarem encomendas suspeitas. Em algumas delas, os medicamentos estavam escondidos dentro de chaleiras elétricas e panelas de pressão.

Segundo a PC-PR, o grupo utilizava empresas de fachada, contas de passagem e técnicas avançadas de lavagem de dinheiro, com o objetivo de mascarar a origem ilícita dos recursos e dar aparência legal aos lucros obtidos com o comércio clandestino.

Governo do Paraná regulamenta Auxílio Social Mulher Paranaense para vítimas de violência doméstica!

Programa garante autonomia financeira e proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade


O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quarta-feira (22) o decreto que regulamenta o Auxílio Social Mulher Paranaense, benefício voltado a mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Previsto na Lei nº 22.323/2025, que instituiu o Programa Recomeço, o auxílio tem como objetivo garantir autonomia e segurança financeira para que as vítimas possam se afastar do ambiente de agressão e reconstruir suas vidas.

“É um amparo para muitas mulheres que sofrem violência dentro de casa e que não têm dinheiro para sair desse ambiente, por depender financeiramente do agressor. Nós estamos oferecendo uma renda mínima para que essas mulheres possam recomeçar suas vidas com liberdade financeira para poderem tocar suas vidas”, afirmou Ratinho Junior.

A gestão do programa será feita pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), em parceria com órgãos estaduais, instituições públicas e privadas e municípios. A secretaria coordenará o benefício e capacitará as equipes municipais responsáveis pelo atendimento às mulheres.

O Auxílio Social Mulher Paranaense será destinado a mulheres inseridas na rede de atendimento que se encontrem em situação de violência doméstica, com medida protetiva, vulnerabilidade socioeconômica e residência no Paraná. O valor do benefício será de meio salário-mínimo nacional (R$ 759 em 2025), podendo ser acrescido de R$ 75,90 em casos de gestantes, lactantes ou mulheres com filhos pequenos ou dependentes com deficiência.

O auxílio será concedido por até 12 meses, com pagamento direto à beneficiária, que poderá usar o recurso livremente — seja para moradia, alimentação, transporte ou outras necessidades. A Semipi iniciará a implantação de forma gradual, com projetos-pilotos em municípios com Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), e a primeira parcela está prevista ainda para 2025.

A secretária Leandre Dal Ponte destacou a importância da iniciativa: “Trata-se de uma política pública voltada às mulheres que mais precisam de apoio e acolhimento em um momento de extrema vulnerabilidade. É mais que um repasse financeiro — é uma nova chance para que essas mulheres possam se reerguer com dignidade e segurança.”

O Programa Recomeço integra uma série de ações do Governo do Paraná para fortalecer o atendimento às mulheres, como a construção do primeiro Espaço de Acolhimento da Mulher em Toledo, o Programa Casa da Mulher Paranaense — com investimento de R$ 60 milhões nas primeiras 30 unidades — e o fortalecimento da rede municipal de políticas para as mulheres, que cresceu 800% desde 2023.

Com o decreto, o Governo do Paraná reafirma seu compromisso com a proteção, a dignidade e o empoderamento das mulheres, oferecendo condições reais para que elas possam romper o ciclo da violência e recomeçar suas vidas.

Governador Ratinho Junior participa da inauguração da 37ª unidade do Festval no Paraná!

Expansão da rede supermercadista reforça o bom momento econômico do Estado e a confiança do empresariado no Paraná


O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quinta-feira (23) da inauguração da 37ª unidade do grupo de supermercados Festval no Paraná. Somente em 2025, o grupo paranaense já abriu seis novas lojas na Capital, demonstrando a solidez do ambiente econômico do Estado, que atualmente registra o menor índice de desemprego da história.

Presente em Curitiba e em Cascavel, o Grupo Festval chega agora à sua 31ª loja na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e mantém um ritmo acelerado de expansão. A nova unidade, localizada no bairro Juvevê, reforça a posição do Paraná como um dos principais polos de investimento do varejo nacional, especialmente nos segmentos de alimentos e bebidas, que representam o núcleo do setor supermercadista.

Para o governador Ratinho Junior, o crescimento de redes como o Festval é um reflexo direto da confiança do empresariado na economia estadual.

“É uma alegria participar de mais uma inauguração de um grupo tão importante, que gera mais de 7 mil empregos diretos e ajuda o Paraná a crescer. Hoje somos um dos estados que mais geram empregos no Brasil, proporcionalmente à população. Isso mostra a força da nossa economia e a crença dos empreendedores no Estado”, afirmou.

Ratinho Junior destacou ainda que o comércio e os serviços são responsáveis por cerca de 65% dos empregos formais no Paraná, impulsionados pela expansão do consumo e pela solidez das empresas locais.

“O Paraná desponta como o Estado que mais cresce no país, segundo o Banco Central. É um crescimento comparável ao de economias emergentes, sustentado por um setor produtivo forte e pela parceria entre o governo e a iniciativa privada”, completou.

O governador também ressaltou o papel do varejo de alimentos na integração entre o campo e a cidade.

“O Paraná é o supermercado do mundo. Produzimos alimentos de qualidade e temos supermercados modernos, que garantem que essa riqueza chegue à mesa das pessoas com organização, conforto e valorização dos trabalhadores”, concluiu.

Assessoria de Comunicação – Governo do Paraná

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Homem é preso em flagrante por maus-tratos a cães!

Guarda Municipal encontrou dois animais debilitados e um morto na residência; suspeito já havia sido denunciado anteriormente


Um homem de 39 anos foi preso em flagrante em Cascavel, no oeste do Paraná, suspeito de maus-tratos contra três cães. De acordo com a Guarda Municipal (GM), um dos animais já estava morto há alguns dias quando os agentes chegaram ao local.

A ação ocorreu após uma denúncia anônima de vizinhos. Ao chegarem à residência, os guardas encontraram dois cães da raça pastor alemão em estado debilitado e um terceiro sem vida. O imóvel apresentava sinais de abandono e falta de alimentação.

Ainda segundo a Guarda, essa não foi a primeira denúncia contra o tutor. Em uma visita anterior, os agentes não o encontraram. Com o retorno dele à casa, foi possível efetuar a prisão em flagrante.

O homem foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil e permanece detido na carceragem provisória de Cascavel. Os dois cães sobreviventes foram resgatados e agora estão sob os cuidados de um novo tutor voluntário.

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Paraná apontam que o estado registrou 2.987 casos de maus-tratos a animais em 2025. Em 2024, foram 3.103 ocorrências. Em Cascavel, os números cresceram de 95 casos no ano passado para 136 neste ano.

PEDALANDO E CAMINHANDO CONTRA A PÓLIO!

PEDALANDO CONTRA A PÓLIO - UMA AÇÃO PODE MUDAR O MUNDO


O Rotary Club de Barbosa Ferraz-Celeiro do Paraná convida toda a Comunidade de Barboza Ferraz e região para participar, neste sábado, dia 25 de outubro, do evento PEDALANDO CONTRA A PÓLIO, visando a conscientização para a erradicação de Poliomielite em todo o mundo.

O evento tera início no Parque Verde Vida, a partir das 09 horas, onde serão realizadas as inscrições dos participantes.

Além do pedal, o evento contará com uma caminhada que percorrerá as ruas do centro da cidade.

Todos os participantes que realizarem suas inscrições e participarem desse importante evento concorrerão a diversos brindes, incluindo uma BICICLETA NOVA!

Venham todos e tragam suas bicicletas!!!

O Vigilante homenageia a primeira-dama de Fênix, Daya De Sá Molina!

Elegância, simpatia e compromisso com o social


O blog O Vigilante presta homenagem à primeira-dama de Fênix, Daya De Sá Molina, que celebra mais um ano de vida. Filha de Milton de Sá e Sirley Montilia de Sá, Daya é também irmã do vereador Fabrício de Sá e da Dani.

Reconhecida por sua simpatia, elegância e dedicação às ações sociais do município, Daya recebe hoje o carinho do marido o prefeito Junior Milina, da família, amigos e de toda a comunidade fênixense. O Vigilante deseja muitas felicidades, saúde e sucesso em sua caminhada! 

Servidora do Governo do Paraná é condenada a 10 anos de prisão por desvio de dinheiro público!

Superintendente Keli Guimarães foi sentenciada por lavagem de dinheiro e peculato; defesa recorre da decisão


A Superintendente-Geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná, Keli Guimarães, foi condenada a dez anos de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e peculato, conforme decisão proferida pelo juiz Guilherme Roman Borges, da 13ª Vara Federal de Curitiba.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), os fatos investigados ocorreram entre 2008 e 2014, período em que Keli integrava uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) responsável por firmar contratos com diversas prefeituras do estado, principalmente na área da saúde. O MPF aponta que a empresa ligada à servidora recebeu aproximadamente R$ 1,3 milhão entre 2010 e 2013.

Keli Guimarães ocupa o cargo comissionado no governo desde 2022, com salário bruto de R$ 30.432,66, segundo informações do Portal da Transparência. Ela é casada com o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Guimarães, que optou por não comentar o caso, classificando a decisão como “fraca”.

A defesa da servidora informou que recorreu da sentença e não irá se manifestar enquanto o processo estiver em tramitação.

Projeto Rondon é apresentado em Barbosa Ferraz!

Palestra na Casa da Cultura destacou objetivos do programa e reuniu autoridades e representantes da comunidade


A Casa da Cultura de Barbosa Ferraz foi palco, nesta terça-feira (21), de uma palestra sobre o Projeto Rondon, que apresentou à comunidade local os objetivos e o funcionamento dessa importante iniciativa nacional voltada ao desenvolvimento social, educacional e comunitário.

O evento foi aberto pelo chefe de gabinete Fábio Caparroz, que deu as boas-vindas a todos os presentes e destacou a relevância de o município conhecer e participar de ações que unem conhecimento acadêmico e compromisso social.

Também prestigiaram a palestra a vice-prefeita Lucinette, a secretária de Ação Social e primeira-dama Rita de Cássia, a secretária de Indústria e Comércio Carla Cássia Alves, secretário de agricultura Sergio Miliossi, o representante da Casa Civil Valdirzão, e a secretária de Educação Jovelina, além de diversas pessoas de diferentes setores da sociedade.

Durante o encontro, os palestrantes explicaram como o Projeto Rondon atua em todo o país, levando estudantes universitários a comunidades em situação de vulnerabilidade, promovendo ações de educação, saúde, cultura, cidadania e sustentabilidade. A apresentação reforçou o potencial transformador do programa e a importância de parcerias entre o poder público, universidades e a sociedade civil para o desenvolvimento de Barbosa Ferraz.



























terça-feira, 21 de outubro de 2025

Câmara Municipal de Barbosa Ferraz inova na comunicação e transparência!

TV Câmara, canal no YouTube e sistema digital de votação foram lançados nesta segunda-feira, 20 de outubro de 2025


A Câmara Municipal de Barbosa Ferraz deu mais um passo importante rumo à modernização e à transparência de suas ações. O Legislativo municipal ampliou seus canais de comunicação com o lançamento da TV Câmara e das transmissões oficiais também pelo canal da Câmara no YouTube, além de seguir com as transmissões das sessões pelo Facebook.

Outra grande novidade é a implantação do sistema digital de votação, que garante mais agilidade, eficiência e transparência nas deliberações do plenário. Com o uso de tablets, os vereadores podem registrar seus votos de forma eletrônica, facilitando suas ações durante as sessões e tornando o processo mais rápido e acessível. O resultado das votações é apresentado instantaneamente ao público, reforçando o compromisso da Casa com a inovação e a transparência no exercício do mandato legislativo.



segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Vereador Valdir da Renovação comemora início de obras na Escola Jacira!

Obras começaram após cobranças e ofícios apresentados pelo parlamentar ao Executivo


O vereador Valdir da Renovação destacou o início das obras de reforma na Escola Jacira, ressaltando que os trabalhos começaram após diversas cobranças e ofícios encaminhados ao prefeito solicitando melhorias urgentes na unidade.

Segundo o vereador, a escola apresenta condições precárias e há necessidade de um planejamento para a construção de uma nova sede. Enquanto isso não acontece, ele reforçou que é fundamental zelar pela atual estrutura e realizar manutenções constantes.

Valdir também lembrou que, por muitos anos, a justificativa para a falta de reformas foi o fato de o terreno pertencer ao Estado, argumento que considera inaceitável. Para ele, a administração municipal tem o dever de cuidar do espaço público, independentemente de questões burocráticas.

O parlamentar comemorou o início da recuperação do telhado, resultado direto de suas cobranças, e destacou que seguirá acompanhando as melhorias até que a escola ofereça condições adequadas para alunos e profissionais da educação.



Câmara de Barbosa Ferraz adota votação digital em sessão moderna!

Vereador Roxinho elogia inovação e destaca avanço tecnológico no Legislativo


O vereador Roxinho destacou a modernização implantada na Câmara Municipal de Barbosa Ferraz, que agora passa a contar com sistema de votação digital. Durante a sessão, o parlamentar parabenizou o presidente pela iniciativa e ressaltou o avanço tecnológico que trará mais agilidade e eficiência ao trabalho legislativo.

Segundo Roxinho, a medida representa um marco de modernidade e inovação, aproximando o Legislativo das práticas adotadas em diversas câmaras do Paraná e do Brasil. Ele destacou o empenho da presidência e da equipe técnica na implantação do novo sistema, ressaltando que o investimento “não é barato, mas é necessário acompanhar a tecnologia”.

O vereador afirmou ainda que a ferramenta digital vai facilitar o acompanhamento de projetos e indicações, tornando o processo mais prático e motivador para os vereadores. A sessão marcou a estreia oficial do novo sistema, que promete transformar a rotina de trabalho na Câmara.



NOTA DE FALECIMENTO

Família barbosense enlutada É com profundo pesar que a família Yassaka comunica o falecimento do senhor Cristiano Yassaka , ocorrido na madr...