Levantamento do TCE-PR mostra evolução no índice, apesar de 127 prefeituras não atingirem a nota mínima de 75%
Cerca de 31,8% das prefeituras paranaenses ainda estão com o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) abaixo do percentual considerado ideal pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Dos 399 municípios do Estado, 127 não alcançaram a nota mínima de 75% na avaliação.
Esta é a terceira edição do levantamento, que analisou 120 itens, distribuídos em cinco dimensões:
-
Transparência administrativa
-
Transparência financeira
-
Transparência passiva
-
Boas práticas
-
Usabilidade
O objetivo da avaliação é verificar o nível de acesso da população às informações públicas, a clareza dos dados divulgados e a facilidade de navegação nos portais oficiais dos municípios.
Apesar do número ainda elevado de cidades com desempenho abaixo do ideal, o TCE-PR destacou que houve melhora no índice geral de transparência, quando comparado às duas edições anteriores do estudo. O avanço indica que os municípios vêm evoluindo gradualmente na adoção de práticas mais transparentes, embora ainda haja desafios importantes a serem superados.
O Tribunal reforça que a transparência é um dos pilares da boa gestão pública, fortalecendo o controle social, a confiança da população e a correta aplicação dos recursos públicos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário